Pesquisar

GTA San Andreas completa 16 anos; relembre!

Algumas de várias boas memórias com GTA San Andreas

Há exatamente 16 anos, GTA San Andreas, um dos jogos mais aclamados da Rockstar, chegou ao PS2 como título de lançamento. O game também foi disponibilizado no PC e XBOX. Até os dias de hoje, o jogo é tão popular que ganhou versões para os celulares, e versões retrocompatíveis.

Pensando em comemorar essa data tão nostálgica, resolvemos lançar uma lista de algumas coisas nostálgicas do game.

Códigos divertidíssimos

san andreas fly car 15p4

Se você nunca jogou algum jogo da Rockstar com um caderinho ou celular do lado, aberto em uma lista de códigos que mais parecia um Fatality de Mortal Kombat, você não jogou  direito.

O que mais surpreendia em San Andreas é que os códigos eram tão divertidos quanto a própria história do jogo. Muito além de fornecer atalhos para concluir o jogo mais facilmente, com os códigos era possível criar sua própria narrativa envolvendo carros voadores, pedestres agressivos ou simplesmente gerar um jato Hydra bem na sua frente. Pular de prédio em prédio, fugir de tanques de guerra e entrar em brigas de rua com o seu super soco deixaram sua vida lá em baixo? É só lançar um ↓, X, →, ←, →, R1, →, ↓, ↑, Δ  pra ganhar vida e um colete à prova de balas maroto e partir pra jogatina. Ah, e você também ganha um dinheirinho de quebra.

História envolvente

Gta San Andreas
Pedido icônico do Big Smoke

Apesar de muita gente ter deixado a história de lado no começo em troca de altas zoações no jogo, o enredo de San Andreas não decepciona. Com um começo lento, mas apreciável, entramos na pele de CJ, que retorna à sua cidade natal para o enterro de sua mãe. O mundo que descobrimos em GTA: San Andreas é o mundo que CJ precisa redescobrir. Entrando no papel de Carl “CJ” Johnson, encaramos uma história extremamente rica e satisfatória, recheada de momentos de pura adrenalina e ação, mas que também conta sobre traição e família.

O enredo conta com personagens icônicos e linhas de diálogo que são conhecidas mundialmente. Tenho certeza que com apenas uma frase, você vai direto para o fast-food de Los Santos. Quer ver?

i’ll have two number 9s, a number 9 large, a number 6 with extra dip, a number 7, two number 45s, one with cheese, and a large soda.

Pois é! Quem não lembra do Big Smoke, Ryder, ou até mesmo do maior tirano de todos, o oficial Frank Tenpenny (que, aliás, foi dublado pelo incrível Samuel L. Jackson).

CJ parecia estar vivo!

Gta San Andreas

Um dos detalhes mais incríveis de GTA era a capacidade de tornar CJ em um personagem altamente customizável. Muito além do repertório quase infindável de roupas, Grand Theft Auto: San Andreas ainda conta com uma seleção de estatísticas do próprio personagem. A barriga de CJ roncava quando ele sentia fome. Se comesse demais, engordava, se não corresse ou praticasse algum esporte, a saúde deteriorava. Ele podia estar bombado ou magrelo, atraente ou sem Sex Appeal algum.

CJ tinha a capacidade de ir até a autoescola e se desenvolver como motorista (tanto de carro quanto de moto). Também era capaz de aprender diversas lutas, como Kung Fu e Karatê. Aprender a pilotar aviões para finalmente conseguir entrar no aeroporto como piloto!

Todos esses atributos mudavam a maneira na qual você jogava e como o jogo te encarava. As pessoas na rua comentavam sua aparência, você sentia a mudança nas mecânicas do próprio game.

Multijogador

Gta San Andreas
Multiplayer

Que atire a primeira pedra o jogador que nunca sentou com o irmão ou um amigo para causar o terror nas cidades de San Andreas. O jogo não contava com um multiplayer elaborado e on-line, como o quinto jogo da série conta. Mas com a simples possibilidade de unir dois personagens do mundo de GTA para, mesmo sem missões, se aventurar pelo mapa.

É claro, existiam algumas limitações, mas nada impedia que você encontrasse o local específico de cada cidade para habilitar o modo multijogador e ficasse horas à fio rodando pelo imenso mapa San Andreas.

Alienígenas, Pé Grande e outros easter eggs

gta san andreas big foot n576
Imagem meramente ilustrativa do Bigfoot em San Andreas

Mesmo com a história rica de San Andreas, a Rockstar não perdeu a chance de agregar mistério ao mapa do game com diversos easter eggs. Desde o pé grande até alienígenas, sempre foi inevitável procurar algo sobre o jogo e se deparar com conteúdo sobre os maiores mistérios de GTA San Andreas.

Apesar da imensa ‘área 51’ (área 69, no caso) do jogo, as diversas menções de alienígenas quando vamos para a parte mais doida do deserto do mapa e até o que aparentava ser uma referência de Homens de Preto, não existem alienígenas pisando em San Andreas. De fato, você pode encontrar várias imagens questionando objetos no céu, mas não. Realmente, não existem alienígenas no jogo.

Outro mito muito comum é o do Pé Grande que poderia supostamente encontrado em Back O’ Beyond, Shady Cabin ou em Mount Chiliad. A verdade? O Pé Grande realmente existiu, mas apenas na versão beta do jogo.

Mas, felizmente, a Rockstar percebeu a comoção por trás do mito e fez referências bem diretas em GTA V e na expansão do primeiro Red Dead Redemption, Undead Nightmare.

Sobre GTA San Andreas

GTA San Andreas foi lançado no dia 26 de outubro de 2004 e foi o quinto título da franquia. Hoje, o game está disponível para PC e Mobile, bem como também está na GamePass e à venda na PSN, para jogadores nostálgicos.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: