Pesquisar

FIFA Pro Clubs | Entrevista com Renato jogador profissional

Muitos tem o desejo de se tornar um jogador profissional de Pro Clubs FIFA, com direito a remuneração, contrato e tudo que for preciso, mas muitos não sabem como realizar este sonho, então recomendo que leia este documentário até o final, pois se trata de uma entrevista com Renato (PSN: Recurty), um jogador renomado de FIFA, que trará dicas e experiências de vida dele nesse ramo de E-Sports.

Através do nosso parceiro FBPC (Federação Brasileira de Pro Clubs), conseguimos realizar uma entrevista exclusiva com o Renato, jogador da equipe do Boavista FC e-Sports.

Renato, nos fale de você! Nasceu aonde, qual sua idade e PSN? Nos dê um resumo da sua vida para lhe conhecermos melhor!

Sou natural do Rio de Janeiro, tenho 36 anos, casado, duas filhas e uma entiada, engenheiro de produção e amante do Pro Clubs (PSN: Recurty) desde o dia em que descobri a modalidade!

Agora nos apresente o Renato “jogador”, como conheceu o Pro Clubs? Joga desde quando? Quais os times em que atuou no Brasil e seus feitos nos campeonatos em que jogou?

Desde que os jogos de futebol virtual evoluíram, que eu sonhava com o dia em que teríamos 11 contra 11 online. Infelizmente só descobri o Pro Clubs tarde, quando ia comprar o PS4 fui ao HT Fórum para ter dicas de onde comprar e descobri que lá havia um time de Pro Clubs e lógico não perdi tempo para começar a jogar! Mas o clube era muito amador, só para brincar mesmo e depois descobrir que existiam competições mais organizadas, daí fiquei interessado. Na época, como muitos clubes ainda estavam no PS3 e não havia muita oportunidade, decidi criar meu clube com mais 2 amigos, um do fórum e outro que vinha do PS3. Nascia aí o “Galaticos BR FC” que durou até o fim do FIFA 15, sem nenhum titulo mas com muita amizade e crescimento dentro da comunidade. Na época jogava de CAM/MEI (Meia Armador) e tive a oportunidade de defender a Seleção Brasileira no FIFA 14 e 15 durante a Copa América e foi onde aprendi muito jogando com melhores e mais experientes jogadores. Mudei de posição para ST/ATA (Atacante) no fim do FIFA 15, e no FIFA 16 depois de uma breve passagem pelo Liga CE, fui para o “FIFAMANIA NEWS” onde também fui manager e treinador. Fomos campeões do “Catarinense do Super FIFA” e da liga de acesso da LBPC, sendo o artilheiro de ambas. Ganhamos duas de 4 competições disputadas em apenas 3 meses de duração do clube que infelizmente voltou a fechar por falta de tempo dos responsáveis. Tive ainda passagens rápidas pelo Liga CE, Fuleiros e Fuleragi mas infelizmente tive que me ausentar um pouco para cuidar da minha mudança para Portugal. Praticamente só voltei a competições oficiais no meio do FIFA 17 já pelo Boavista FC, que apresentou grande projeto para o e-Sports com foco no Pro Clubs.

 

RenatoFIFA
Renato jogador profissional de Pro Clubs

Como você definiria essa modalidade PRO CLUBS?

O futuro do e-Sports! Pegue o esporte mais popular do mundo e transforme em um jogo virtual onde você pode ser um jogador na posição que quiser, fazer grandes jogadas, e até quem sabe defender a seleção do seu país. É o sonho de todo garoto, se tornar jogador de futebol. Isso é Pro Clubs!

Quais os pontos positivos e negativos que você identifica em nossa modalidade?

Como positivo destaco a comunidade como um todo, pessoas apaixonadas pelo futebol, que dão o seu tempo muitas vezes de graça para que algo seja feito na melhor qualidade possível, mesmo com pouco ou nenhum apoio.

Como negativo destaco a falta de investimento da EA na modalidade, mas acredito que isso vá mudar e não deve demorar muito. Falando em Pro Clubs Brasileiro, acredito que falte uma interação entres as diversas comunidades existentes, muitas regras e calendários diferentes prejudicam muito a gestão dos clubes. Imagina que em cada clube você tenha “N” elencos para as “N” competições diferentes, pois cada uma começa e encerra as inscrições em momentos distintos. Isso faz com que a vida dos clubes menores seja curta e que as mudanças de clubes sejam intensas, já que um jogador pode ficar prejudicado por ter saído do clube e não jogar a competição A ou B, mas com certeza terá outras competições para jogar em outros clubes, pois como os calendários são muito diferentes, sempre existe alguma competição com possibilidade de inscrição, fazendo com que os jogadores nunca percam tanto com as saídas, quanto os clubes.

Vamos falar sobre seu salto nessa carreira virtual. Você atingiu algo que para muitos se tratam de um sonho, ser um jogador de Pro Clubs remunerado, com benefícios e contrato firmado. Como se iniciou essa negociação com o Boavista FC E-Sports?

A entrada do Boavista FC no mundo do e-Sports é bem recente e na época em que isso aconteceu eu tinha contato com um dos gestores do clube, também brasileiro, através dele que soube do projeto e procurei o clube para fazer teste. Aceitei mudar de posição e voltar a jogar de Meia, pois o projeto era muito interessante. Fui aprovado mas como todo jogador novo fui para equipa B, e numa posição que não era habituado, meia ofensivo esquerdo. Em uma semana consegui subir para equipa A e para disputa da Segunda divisão B da LP Fifa, onde fomos campeões e tive a felicidade de marcar o gol do título!

Assinar um contrato com um clube de futebol é um sonho antigo, sempre quis ser jogador de futebol mas como muitos no Brasil, esse sonho nem sempre é possível.

Fifa 17 1600x900
Hunter protagonista da franquia tinha o sonho de ser jogador Profissional

Poderia nos dar mais detalhes deste contrato? Para os brasileiros admiradores de Pro Clubs, tanto os jogadores como os managers (técnicos), poderem entender como funciona o Pro Clubs na Europa.

Imagino que essa seja a grande curiosidade de todos! (risos) Mas infelizmente não tenho autorização para revelar detalhes. O que eu posso dizer é que o Boavista FC tem um projeto muito forte voltado para a valorização da modalidade Pro Clubs, e seus jogadores. Atualmente em Portugal temos alguns clubes aderindo ao Pro Clubs e recentemente foi anunciado que a principal liga de Pro Clubs de Portugal, a LP FIFA vai ser gestionada pela Federação Portuguesa de Futebol (corresponde a CBF) a partir do FIFA 18 e com isso esperamos grande evolução em termos de visibilidade e patrocínios.

O Boavista FC E-Sports colocou algumas cláusulas nas quais você tivesse que se adequar?

Sim, o clube tem um regulamento a ser seguido por qualquer atleta ligado a ele, e com o e-Sports não é diferente. Temos nosso próprio regulamento e que deve ser respeitado pois tudo que fazemos é o nome do clube que está em jogo. Como exemplo o comportamento nos grupos de Pro Clubs do Facebook.

Como funciona a gerencia do Boavista FC E-Sports, em relação a treinos e jogos?

Temos treinos em função do calendário de competições. Atualmente treinamos de segunda á quinta das 21hrs ás 22h30 e nossa comunicação é feita pelo Team Speak.

Quais as principais diferenças que você vê hoje no Pro Clubs do Brasil e da Europa?

Olha não tem muito tempo que estou aqui e ainda não tenho visão muito ampla da Europa, mas pelo que vejo aqui em Portugal, penso que a maior diferença é a mesma que no futebol real, o Brasileiro tem muito talento porem não gosta muito de treino (risos).

O europeu tem mais comprometimento. Aqui em Portugal a maioria dos clubes treinam 5 ou 6 dias na semana com quase sempre mais que 8 jogadores. Eles são muito dedicados, disciplinados e mais humildes e com o tempo acredito que vão se tornar referência.

O que os portugueses e os europeus em sua maioria comentam sobre o Pro Clubs brasileiro?

Pelo que vejo não se fala muito de Pro Clubs brasileiro mas alguns jogadores seguem. Exemplo disso é meu atual treinador que acompanha já há algum tempo e conhece bem alguns clubes.

Quais são as suas expectativas para o FIFA 18?

Acredito que o FIFA 18 será um divisor de águas, pelo menos aqui em Portugal, onde os clubes de futebol devem entrar em massa, a exemplo do Boavista e outros que já entraram. Ainda mais com a Federação Portuguesa de Fifa entrando com tudo no Pro Clubs. Acredito e espero que até o FIFA 20 os principais clubes e ligas europeias estejam no Pro Clubs e com isso a profissionalização como em outros e-Sports. No Brasil imagino que as coisas vão ser um pouco mais demoradas infelizmente, por conta da desorganização que temos no país, desde a politica, economia e até mesmo no futebol. Mas já vejo grandes evoluções com a transmissão de jogos com narração profissional, premiações e etc. Até o FIFA 20 espero também grandes evoluções no jogo, acredito que a EA possa lançar um jogo dedicado ao Pro fora do FIFA, com servidores e modos de jogo e treinos dedicados para a nossa modalidade.

 

fifa18 iconspage nazarioscreenshot lg
Ronaldo Fenômeno estará presente no FIFA 18

Qual o seu maior sonho dentro do Pro Clubs?

Sonho com um Pro Clubs tão forte quanto o futebol real, com jogos ao vivo em estádios lotados e quem sabe num futuro não muito distante com a projeção de jogadores em 3D no gramado. Sonho em fazer parte disso e ser um dos grandes nomes a nível mundial.

Qual mensagem você deixaria para os praticantes, admiradores do Pro Clubs no Brasil?

Que acreditem no Pro Clubs como um e-Sport que ainda vai nos trazer muitos frutos. E que parem de brigar entre si, temos que ter uma comunidade unida e que seja interessante do ponto de vista dos investidores. E definitivamente “tretas” na internet não é oque um clubes e patrocinadores querem.

 

ParceriaFBPC

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: