Especiais Jogos Playstation

Especial God of War | Conheça termos da mitologia nórdica

Nesse post, daremos continuidade ao especial do novo God of War, servindo de preparo para a nova aventura de Kratos que será ambientada na mitologia nórdica.

O primeiro especial abordou os principais deuses da mitologia nórdica que podem aparecer no jogo.

No segundo especial, falamos sobre as criaturas da mitologia nórdica que devem aparecer no jogo.

No terceiro especial, listamos e descrevemos os nove reinos da mitologia nórdica que Kratos visitará.

Agora, iremos explicar alguns termos presentes na mitologia nórdica, como Valhalla e Ragnarok. Tudo isso pensando em preparar os nossos leitores para o novo jogo e também para propagar a mitologia nórdica que apesar de ser bastante rica, não é muito presente nas mídias.


Valhalla

Quando um soldado morria com bravura no campo de batalha, ele imediatamente era escolhido por Odin e era transportado até o salão de Valhalla por uma Valquíria.

Apesar disso, não era fácil entrar em Valhalla. Para se tornar um “Einherjar (guerreiro solitário)”, o escolhido enfrentava uma série de testes antes de atravessar o portão sagrado Valgrind.

Ao passar pelo portão, os escolhidos lutavam entre si durante o dia pra treinar para o Ragnarok e durante a noite participavam de um banquete glorioso promovido pelo próprio Odin e sua esposa Frigga.

As promessas de glória ao adentrar em Valhalla serviram para impulsionar o espírito guerreiro dos nórdicos, afinal, aqueles que morriam de velhice ou doença iam parar em Helheim, o reino dos mortos.


Ragnarok

O Ragnarok é o Apocalipse nórdico. Essa lenda prevê a derrota dos Deuses nórdicos e o fim do mundo. A batalha final aconteceria em Midgard, o reino dos humanos, e colocaria os Asgardianos liderados por Odin contra os gigantes e os monstros liderados por Loki.

Quando a Terra é mergulhada em trevas, Midgard sofre uma variedade de terremotos, quebrando a prisão de Loki e de outros monstros. Quem sabe essa mesma prorrogativa será usada no novo jogo, afinal, ao abrir a Caixa de Pandora, Kratos causou um colapso por toda a Terra.

Odin tombou em um confontro contra o terrível Fenrir, um lobo monstruoso filho de Loki. Já o famoso Thor, venceu o confronto contra a Jormungand, a cobra engolidora de mundos, porém, ele foi mordido e morreu envenenado.

De acordo com a lenda, Thor morreu segurando o martelo. O curioso nisso é que no trailer de gameplay do novo God of War, podemos ver uma figura humana caída segurando um martelo. Seria esse apenas um easter egg ou uma reprodução de um evento que irá ocorrrer no jogo?

Após diversas mortes, incluindo a do próprio Loki, tudo começou a ruir, principalmente a Yggdrasil, a Árvore dos Mundos.

Alguns Deuses e um casal de humanos  sobreviveram ao confronto, que acabaram se tornando os responsáveis por perpetuar a raça humana. Dos escombros do confronto, um novo Sol surgiu, e do Mar, uma Terra mais fértil apareceu, celebrando um novo começo.


Yggdrasil

Yggdrasil é a árvore que sustenta os nove mundos da mitologia nórdica. Ela permanecia no centro do universo, e seus galhos e raízes sustentavam os mundos.

A árvore possui três raízes, uma celeste, uma terrestre e uma subterrânea. Antigamente, as árvores eram tidas como seres sagrados. Para os nórdicos, derrubar uma árvore era enfraquecer Yggdrasil e isso causaria um caos terrível no Universo.

No topo de Yggdrasil está Asgard, a terra dos deuses da tribo Aesir. Em Asgard está a Ponte Bifrost, ou ponte do arco-íris, que está conectada entre o Mundo dos Deuses e dos Homens (Midgard).

Nos galhos celestes de Yggdrasil está Alfheim, a terra dos elfos de luz. Este mundo e seus habitantes, influenciam o intelecto e a imaginação dos mortais.

Abaixo de Asgard, num outro galho celestre, está Vanaheim. O reino dos deuses da dinastia Vanir. Uma terra fértil e próspera.

No centro da Árvore dos Mundos está Midgard, ou Terra, o mundo dos mortais.

Svartalfheim está embaixo de Midgard. É onde vivem os elfos escuros e os anões. Eles constroem matéria-prima e caso entrem em contato com a luz, são transformados em pedra.

Num galho subterrâneo está Muspelheim, a terra do fogo, lar dos Gigantes de Fogo, grandes destruidores.

No galho oposto a Muspelhein está Nilfheim, o reino de Gelo.

Num galho terrestre, acima de Nilfheim, está Jötunheim, a terra dos gigantes inimigos dos deuses. São comparados aos “trolls” que conhecemos hoje em dia.

E por fim, na parte mais profunda de Yggdrasil, está Hellheim, o mundo dos mortos.


 

Bom pessoal, nossa lista acaba aqui. Fiquem ligados no nosso site para notícias e especiais de outros games. Para quem ainda não leu, segue os links da Parte 1, Parte 2 e Parte 3 do Especial de God of War:

Especial 1 (Deuses Nórdicos)
Especial 2 (Criaturas Nórdicas)
Especial 3 (Os Nove Reinos Nórdicos)

O próximo e último especial do novo jogo de God of War irá ocorrer após a E3 e iremos falar de todos os detalhes do novo jogo!

Sintam-se livres para comentar, dando o feedback de vocês, significaria muito para mim e ajudaria bastante na melhoria dos meus futuros trabalhos.

 

  • Compartilhe: